A herança de Meucci

Já se passaram mais de 150 anos desde que o italiano Antonio Giusepe Meucci deu início ao que seria uma das maiores revoluções tecnológicas para atender a uma necessidade pessoal – facilitar a comunicação dele com sua esposa – que sofria de reumatismo e passava a maior parte do tempo em seu quarto, enquanto ele ficava em seu escritório, no piso superior do local onde moravam.

Meucci construiu então em meados de 1856 o primeiro telefone eletromagnético que, por razões financeiras, não conseguiu patenteá-lo, vendendo então a sua idéia para Alexander Graham Bell que registrou a invenção como sua.

Apenas em 2002, após um longo processo, postumamente Meucci foi reconhecido como o inventor do telefone.  Neste mesmo ano a invenção original de Meucci começa a passar por uma transformação tecnológica tão importante quanto à sua criação.

Em 2002 o telefone foi parar na internet. A empresa responsável pela criação do Skype começa a testar sua aplicação que futuramente iria permitir a comunicação de voz  entre usuários de todo o mundo gratuitamente. E em 2003 lança a primeira versão do seu aplicativo revolucionário.

Desde então a tecnologia de voz sobre ip (voip) foi aprimorada. Novos recursos foram agregados e convergidos e hoje, 7 anos depois do lançamento do Skype, esse modelo de telefonia é utilizado em grandes empresas no mundo. Com o objetivo principal de reduzir custos, investimentos, manutenção e, principalmente, melhorar o sistema de atendimento de suas empresas.

Há 20 anos atrás ter uma central telefônica que pudesse gerenciar atendimento telefônico de 200 ramais e 20 troncos, por exemplo, eram suficientes para ocupar uma sala de no mínimo 5m² e uma equipe técnica de pelo menos três pessoas para dar manutenção. Sem contar na limitação da distância do local de utilização do ramal com a central.

Hoje é possível ter um sistema de telefonia superior, com capacidade para gerenciar até 350 ramais que podem funcionar dentro da empresa ou em suas filiais em qualquer parte do mundo, gerenciamento de chamadas por fila de espera, reconhecimento de comandos por voz, fax, gravação de chamadas, interatividade, relatórios gerenciais e diversos outros recursos, em um equipamento do tamanho de uma CPU, com baixo consumo de energia e baixo custo de manutenção.  Estimamos uma economia em torno de 70% na utilização do sistema de telefonia ip em relação ao sistema antigo.

Em muitas situações este equipamento nem precisa estar fisicamente alocado nas empresas. Através do serviço conhecido como PABX IP Virtual, oferecido pela BHI, as empresas de pequeno e médio porte podem ter um sistema de telefonia moderno, eficiente e econômico, sem a necessidade de grandes investimentos e com diversos recursos.

Se você se interessou pelo assunto e tem interesse em conhecer mais a respeito desta tecnologia e os recursos que a nossa empresa oferece, convido a acessar o nosso site e manter contato com nosso Departamento Comercial.

Teremos o maior prazer em analisar as suas necessidades e montar um projeto de acordo com o perfil de sua empresa.

Até a próxima!

Livison Dantas.