Concessionária adota VoIP e reduz custos com telefonia

Empresa que comercializa automóveis e caminhões nos estados da Bahia e de Pernambuco reduziu de R$ 12 mil para R$ 4 mil o custo mensal da conta de telefonia após adotar PABX IP baseado em Asterisk; empresa também integrou o ERP ao sistema VoIP.

Com matriz em Salvador (BA), a Morena Veículos fatura 12 milhões de reais por ano e necessita de comunicação entre 12 de suas lojas espalhadas pela Bahia e por Pernambuco, onde atuam mais de 700 funcionários. Com essa estrutura, a empresa tinha um custo alto de telefonia, mensalmente girando em torno de 12 mil reais, que agora foi reduzido para R$ 4 mil, após adoção de rede IP.

A solução adquirida foi o PABX IP baseado em Asterisk e homologado pela Anatel que se propõe a rodar em servidor de qualquer fabricante. “Essa solução também conta com um sistema de Unidade de Relacionamento Audível (URA) que permite agendar por telefone todos os serviços oferecidos aos nossos clientes por meio de gravações telefônicas”, diz Geraldo Clemer Miranda, gerente administrativo e de TI da Morena Veículos. “Essa solução também permite o direcionamento de todas as ligações recebidas na nossa central telefonica para os departamentos respectivos”, salienta.