Skype cancela soluções de integração com Asterisk

A aquisição da Skype pela Microsoft vem causando diversos transtornos. Recentemente os usuários do serviço Skype-IN, que tinham o serviço de numero virtual onde poderiam receber chamadas originadas de qualquer telefone, tiveram seus numeros cancelados por quebra de contrato entre o Skype e a Transit, que fornecia os números para uso no país.

Agora o Skype anuncia o fim da integração de sua rede com o Asterisk. Segundo o comunicado oficial feito pela Digium, o Skype decidiu não renovar o acordo que permitia o uso desse código proprietário. Tornando, portanto, impossível a comunicação entre os serviços. Assim, não resta nada a não ser encerrar novas vendas e renovações da solução.

Quem já tinha o serviço contratado poderá continuar utilizando por um período de até dois anos enquanto busca uma alternativa para substituir a integração de sua infraestrutura com o Skype.

O Asterisk é uma solução Open Source de PBX via VoIP, muito usado em empresas que querem economizar em telefonia para Call Centers e Help Desks, além de várias outras finalidades. Com o Skype para Asterisk, o serviço conseguia se conectar à rede Skype como um cliente nativo, e assim os usuários de uma rede podiam ligar para usuários de outra rede sem custos.

Agora, sem o Skype, as empresas que utilizam o Asterisk em sua infraestrutura poderá contar com o apoio da BHI Telefonia e Internet para adequar seu sistema telefônico e economizar ainda mais com suas chamadas telefônicas através do seu serviço de planos de ligações empresariais. Poderá inclusive solicitar a portabilidade númerica do seu antigo numero Skype ou até mesmo contratar novos numeros, com qualidade de voz superior, para o recebimento de chamadas.

Não se sabe ainda se essa decisão partiu diretamente da Microsoft ou se é alguma nova estratégia de negócios do Skype. Será que esta para surgir uma nova tecnologia proprietária para telefonia corporativa? Continuo apostando no Asterisk que ganhou nos últimos dez anos uma enorme fatia do mercado de telefonia ip. É gratuíto e está disponível para qualquer um utilizar.

É bom lembrar que a BHI Telefonia e Internet possui um sistema de telefonia ip baseado no Asterisk voltado para o uso corporativo dentro dos padrões de telefonia nacional.