Brasil faz sua primeira transmissão 4G

Fonte: Portal R7
Por: Tiago Alcantara

Brasil faz sua primeira transmissãoA operadora de telefonia móvel Claro realizou nesta quarta-feira (5) a primeira transmissão ao vivo da tecnologia 4G. A apresentação, realizada para jornalistas em Campos do Jordão (São Paulo), teve a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e do presidente do grupo, Carlos Zenteno.

Ao lado de Búzios e Paraty (ambas no Rio de Janeiro) e Brasília (Distrito Federal), Campos do Jordão é uma das cidades piloto do 4G no Brasil. O presidente da Claro explicou a escolha das cidades para a estreia da tecnologia:

— São diferentes realidades, topografia, fornecedores e tipos de transmissão. Vamos fazer todas as correções antes de poder lançar esta cobertura para nossos clientes.


Durante a apresentação foram realizados três testes: a exibição simultânea de vários vídeos em alta definição em streaming, download de arquivos que alcançou um pico de 58 megabites por segundo e a realização uma videoconferência com seis pessoas falando das cidades piloto do 4G da Claro.

A Claro promete a banda larga de altíssima qualidade funcionando nas sedes da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) até abril de 2013. Outras capitais, como São Paulo e Curitiba, terão o serviço em dezembro de 2013. Até a Copa do Mundo de 2014 a empresa irá investir R$ 6,3 bilhões nas redes 3G e 4G. Zenteno confirmou que os eventos esportivos foram os propulsores deste avanço:

— O país precisava deste avanço para mostrar ao mundo que temos o que há de mais moderno em telefonia móvel

A quarta geração da telefonia móvel trará mais qualidade para chamadas de voz e vídeo, conteúdo multimídia, navegação na internet e jogos. A banda larga de altíssima velocidade será comercializada a partir de abril de 2013. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo ressaltou o legado deixado pelos eventos esportivos:

– A Copa vai embora depois de um dois meses, a tecnologia fica para trás. É importante pensar que [as cidades com cobertura da rede 4G] são todas grandes capitais.

A licitação para a oferta da tecnologia foi aberta em maio deste ano pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Além da Claro, a concorrência pública também foi vencida pelas operadoras Vivo, Oi e Tim.

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.