Pesquisa: corporações migrarão para VoIP em cinco anos

Fonte: IPNews

Por: Mayra Feitosa

Telefonia fixa deve cair 50% até 2014.

Uma pesquisa realizada pelo Vanson Bourne, sob encomenda da Virgin Media Business, revela que em cinco anos os telefones comuns podem entrar em desuso no ambiente corporativo, que tende a migrar para tecnologias VoIP e mobile, com os smartphones.

A pesquisa ouviu 500 CIOs do Reino Unido e 65% afirmaram que o sistema de telefonia comum irá desaparecer dos escritórios, devido as tarifas e a conexão com a internet, que proporciona migração para outros sistemas que reduzem custos.

De acordo com análise da STL Partner, globalmente, o uso da telefonia fixa deve ser reduzido em 50% até 2014, comparado com o ano de 2009, o que vai gerar oportunidades de negócios para os sistemas de voz sobre IP e comunicações unificadas, principalmente no ambiente corporativo.

De acordo com Tony Grace, chefe de operações da Virgin Media Business, a convergência para os dispositivos móveis e presença da internet em praticamente qualquer lugar, muda o cenário nas organizações. “As mudanças tecnológicas estão gerando uma transformação na maneira como trabalhamos. Uma década atrás era impossível imaginar um escritório sem telefone, hoje, é impossível imaginar a vida sem um smartphone”.

Tendência dos dispositivos móveis

De acordo com 87% dos CIOs, o smartphone é o único aparelho com poucas chances de cair em desuso devido à necessidade de transmissão de voz e dados ao mesmo tempo, os dados mostram que cerca de 70% da população do Reino Unido possuirá um aparelho até o final de 2012.

Entretanto, 67% dos CIOs acreditam que os PCs podem ser os próximos dispositivos com chances de cair no desuso do setor empresarial e, para 24%, os tablets ainda precisam mostrar que são eficientes nos negócios, caso contrário, poderão “sair da moda” em pouco tempo.

Leave a Reply