As empresas precisam saber os mitos que cercam o sistema VoIP

Quando se trata do mundo dos negócios, há muitas empresas que estão trocando o sistema telefônico convencional para o sistema VoIP empresarial. Há uma série de razões pelas quais as empresas fazem essa migração, incluindo a capacidade de transformar sua mensagem de voz em uma mensagem impressa. A transferência de ligações para telefones que estão fora do escritório é outra razão pela qual as empresas estão prestando mais atenção ao serviço de Telefonia IP.

Quando uma empresa não faz a migração para a Telefonia VoIP, geralmente é porque aceitaram mitos que circulam sobre a telefonia baseada na internet. Uma das razões é que seus administradores acham seu negócio simples ou pequeno demais para que essa migração seja necessária. A questão é que a simplicidade e flexibilidade da Telefonia IP pode beneficiar até mesmo uma empresa com um funcionário. Um sistema de telefone pode ser operado a partir de qualquer lugar e pode ser integrado com um CRM (Customer Relationship Management – sistema de gestão de relacionamento com o cliente) ou sistema de faturamento que vai dar agilidade ao seu negócio, seja ele grande ou pequeno.

Outra mentira que tem sido divulgada é ser algo difícil de instalar ou implementar. Na verdade é muito mais fácil instalar um sistema VoIP do que um sistema de telefonia convencional. VoIP pode ser colocado em uma internet já existente. Mover ou expandir um sistema de telefonia IP é fácil. É simplesmente fazer um upgrade ou mover o hardware e transferir o sistema para o novo local.

Algumas pessoas há muito tempo dizem que o sistema de telefonia IP não é confiável, ou é irregular. Esse é outro mito provavelmente criado pelas empresas de telefonia convencional. Não há nenhuma prova de que o VoIP vai ser mais ou menos confiável que a linha convencional. Por se basear em um serviço em cima da internet, o que faz o serviço de telefonia ser melhor ou pior é a qualidade do sinal oferecido pelo seu serviço de internet.  Na verdade, há poucas desvantagens de se mudar para VoIP e alguns pontos positivos ao decorrer do tempo.

Fonte: TMC News
Por: Oliver VanDervoort