Configurando o SoundStation Polycom IP7000 no Asterisk

Usabilidade é algo que infelizmente passa longe na ferramenta de configuração dos equipamentos da Polycom. São equipamentos com qualidade indiscutível, mas infelizmente possui uma complexidade enorme muitas vezes para procedimentos simples. Na minha última experiencia com o SoundStation IP7000, depois de alguns dias, finalmente consegui fazer com que o equipamento se registrasse corretamente no meu servidor Sip.

Como sei que certamente outras pessoas terão os mesmos problemas, deixo aqui documentado os procedimentos que poderão facilitar e muito esse processo.

Você acabou de ligar o equipamento. A primeira coisa a fazer é, se você não tiver DHCP ativo em sua rede, atribuir um endereço ip ao equipamento. Isso você deverá fazer através do menu fisico de configuração do equipamento (pois não há como configurar pela interface web). Como o procedimento é bastante simples não irei relatar aqui. Caso você tenha DHCP ativo em sua rede basta acessar via browser o endereço ip atribuído para iniciar a configuração.

Para o acesso utilize as credenciais padrões que são: Usuário Polycom (cuidado pois o usuário é case-sensitive) e a Senha 456.

Detalhe importante: Não utilize o Internet Explorer ou Firefox para este processo. Não sei porque mas algumas versões destes dois browsers enviam parametrizações incorretas ao equipamento. Depois de quebrar a cabeça alguns dias descobri esse erro e usei o Google Chrome para configuração.

Dentro da área de configuração, siga os procedimentos:

1- Clique em SIP;
2- Na opção “Servers”, preencha:

Server 1
Address: Host ou Ip do seu servidor SIP
Port: 5060
Transport: UDP Only

Submeta a configuração e aguarde o equipamento ser reinicializado. Em seguida, clique em SIP e preencha na opção Line:

Display name: seu_ramal
Address: ramal ou conta sip
Auth User Id: ramal ou conta sip
Auth Password: senha do ramal ou da conta sip
Label: ramao ou conta sip
Type: private

Server 1

Address: Host ou Ip do seu servidor SIP
Port: 5060
Transport: UDP Only

Espero que estas informações sejam úteis.

Até a próxima.