Crescendo 19,9%, banda larga fixa desafia o Brasil, diz Huawei

Escrito por: Mayra Feitosa

Em contrapartida, a móvel cresceu 110% no último ano.

De acordo com pesquisa divulgada pela Huawei e Teleco, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (28), com 17,9 milhões de acessos, o Brasil lidera o ranking latino-americano de banda larga fixa e apresentou um crescimento de 19,9% na expansão do serviço no último ano, mas o País continua atrás dos desenvolvidos em relação à densidade da banda larga fixa, pois a penetração do serviço nos desenvolvidos é de 25,7 para cada 100 habitantes, enquanto no Brasil, 9,1.

Os dados afirmam que de cada 100 domicílios brasileiros, apenas 31 têm acesso à banda larga fixa, e a tendência é que até 2016 o número caia para 20; o que pode representar uma penetração do serviço em 60%. “Embora o sinal da internet alcance 99% dos municípios brasileiros, o País enfrenta dificuldades na instalação de banda larga fixa, que mesmo assim continua com um crescimento anual, e as operadoras precisam investir fibra ótica, espectro, antenas e redes de acesso”, afirma Eduardo Tude, presidente da Teleco, que também aponta a não familiaridade com a internet um dos problemas. “Uma parte da população brasileira não sabe usar a internet, o que também é uma barreira para a difusão do serviço”.

Em contrapartida, a tendência de conectividade se confirma no Brasil e a popularização de dispositivos móveis e queda no preço de smartphones, responsável por 80% das conexões à rede 3G, tem gerado a maior penetração da banda larga móvel, que cresceu 110,4% entre junho de 2011 e 2012. A pesquisa ainda informa que o segundo trimestre desse ano contou com 58,7 milhões de novos acessos e a operadora Claro foi responsável por 32,4% do marketshare no período, seguida pela Vivo (29,8%), Tim (28,1%) e Oi (9,2%).

Fonte: IPNews

Leave a Reply