Leilão de 4G terá muitos interessados, segundo a Anatel

Leilã de 4G terá muitos interessados

 

Na segunda e última audiência pública promovida pela Anatel antes do lançamento do edital de licitação do 4G, o superintendente Bruno Ramos disse que as informações técnicas do processo já estão disponíveis para as empresas interessadas. Serão licitadas as faixas de 451 MHz a 458 Mhz, de 461 MHz a 468 MHz e de 2,5 GHz a 2,69 GHz. “A Anatel fez um plano de negócios conservador que, em linhas gerais, leva em consideração o investimento, parte da operação, retorno do capital e perspectiva de crescimento da demanda”, disse Ramos.

O superintendente acredita que a licitação, que deve ocorrer até 30 de abril, terá muitos concorrentes. Ele lembrou que os grandes eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos, em especial a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, vão criar demanda pelos serviços de banda larga ultrarrápida nas novas faixas de frequência que o governo está disponibilizando.

Entre as regras do edital estão os prazos para atendimento com cobertura 4G por parte das empresas vencedoras do leilão. As cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 devem ser atendidas até o fim de maio do mesmo ano. No fim de 2013 o serviço deverá estar disponível para todas as cidades-sede e subsede do Mundial de 2014. Nas capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, a telefonia 4G deve chegar até maio de 2014, enquanto as cidades com mais de 100 mil moradores deverão ser beneficiadas até dezembro de 2015.

A consulta pública ficará aberta até o dia 26 de fevereiro.
[Fonte: IPNews]