Usuários Ativos de VoIP Móvel triplicam em 2011

Atualmente são 29 milhões de clientes.

Impulsionado pelo aumento do número de smartphones e pela amplitude cada vez maior das ofertas, o uso de VoIP móvel está em ascensão. Conforme o mercado potencial cresce, mais prestadores lançam serviços do tipo, incluindo um crescente de operadoras de telefonia móvel. Segundo pesquisa da In-Stat divulgada esta semana, os assinantes de VoIP móvel triplicaram em 2011, passando de 9 milhões em 2010 para 29 milhões.

“Enquanto o VoIP convencional representa um mercado bem definido, o VoIP móvel ainda está em sua infância, com a maioria das ofertas sendo desenvolvidas apenas ao longo dos últimos anos”, diz Amy Cravens, analista sênior da In-Stat. “As empresas tem oportunidades significativas neste setor. No entanto, existem também uma série de incertezas, o que não surpreende em um mercado tão novo.”

Segundo a pesquisa, o principal canal de distribuição utilizado pelos entrevistados para acessar ofertas de VoIP móvel é através da loja de aplicativos do sistema operacional (como o Android Market, do Google, e a App Store, da Apple). A maior concentração de usuários de VoIP móvel está na Europa Ocidental.

As receitas associadas ao uso de VoIP móvel irão aumentar para mais de US$ 4 bilhões até 2015. As operadoras de LTE, no entanto, não terão impacto significativo sobre o mercado de VoIP móvel pelo menos até 2013.

[FONTE: IPNEWS]

Leave a Reply