Benefícios da Banda Larga para Serviços a Cabo e VoIP

Banda LargaQual é o futuro da Televisão? As pessoas falam sobre TVs 3D ou televisões com telas tão grandes que tomarão uma parede. Mas o que importa mesmo não é o tamanho da tela nem a qualidade visual. Nem é puramente o conteúdo (os bons programas são essenciais para uma boa experiência visual, mas a história tem mostrado que as pessoas ainda vão assistir programas de baixa qualidade), mas sim a entrega. Sim, o que as indústria de TV a Cabo necessitam é de uma melhor rede de banda larga. Todo o resto vem em segundo plano.

Isto significa que as empresas de TV a Cabo estão se concentrando, em primeiro lugar, em fornecer melhores redes de banda larga. Se há sobras de banda na TV, isso significa que telas com maiores definições chegando em velocidades super-rápidas.

É claro que isso significa uma boa notícia para o VoIP. Quanto mais redes de banda larga de qualidade as pessoas têm em sua casa, mais serviços podem ser oferecidos. Basicamente, o “presente” não intencional. Isso também ajuda  a dar uma vantagem do VoIP sobre a telefonia convencional, já que os serviços baseados na Internet do telefone estão se tornando mais populares e, com a conexão banda larga, há ainda mais incentivo para se afastar de telefones fixos.

VoIP usa pouca largura de banda mas, para a rede de televisão HD, a qualidade de serviço é que importa. Eles podem rápidos em qualquer rede, mas uma boa qualidade de banda larga oferece níveis elevados de qualidade, proporcionando uma melhor experiência de chamada de voz.

Seja para o serviço de TV a Cabo ou para VoIP, a verdade é que um serviço de banda larga de qualidade é uma necessidade. Ambas as indústrias (entre outras áreas) estão se concentrando em oferecer o melhor serviço possível, o que exige melhores redes. Eu não chamaria de uma relação simbiótica, mas tanto uma quanto a outra irão se beneficiar.

Fonte: TMCNet
Autor: Robbie Pleasant

Leave a Reply