Facebook como provedor VoIP

Facebook como provedor de Serviço VoIPDesde Janeiro, o Facebook adicionou alguns recursos para seu aplicativo Messenger que irá afetar os usuários finais em uma de suas contas mais onerosas: a conta de celular.

No dia 22 de Fevereiro,  Facebook iniciou uma atualização no aplicativo para celular que agora concede a todos os usuários em todo o mundo a capacidade de acessar os recursos VoIP e amigos que também baixarem a nova versão do software.

Com a atualização Messenger do Facebook para IOS e Andoid, os usuários podem enviar mensagens de voz que podem durar até 1 minuto (por enquanto) e envia-la diretamente em sua conversa juntamente com suas mensagens de texto, ou ligar para seus amigos usando o recurso de chamadas VoIP. Esse recurso de VoIP era limitado ao Canadá e EUA antes da atualização.

Como todos os serviços VoIP, a sua principal característica é fornecer aos usuários um serviço mais barato que o telefone tradicional e oferecer opções mais fáceis de acessibilidade, como ser usado diretamente no celular. O chamado VoIP utiliza a rede de dados do celular, seja ele 3G ou Wi-fi.

O Facebook fez parceria com 18 operadoras móveis em 14 países, como parte de uma promoção para oferecer acesso gratuito ou com desconto para seus serviços, essencialmente tentando persuadir os usuários de Smartphone a baixar o aplicativo.

Com o crescimento do uso de celular, empresas como Facebook têm tentado criar estratégias de marketing incorporada nas inovações tecnológicas e, com o novo recurso de chamadas, descobriu uma tática que irá beneficiar, também, operadoras de celular. De acordo com um artigo de telecomunicações, a maioria das operadoras móveis que o Facebook tem parceria fazem parte do mercado emergente, onde o uso de Smartphones é baixa, mas o Facebook é popular. Estas operadoras, que fornecem o Facebook como uma versão em texto livre, esperam gerar novos assinantes com este serviço.

Através da fusão das tendências mais populares do mercado (mídias sociais, aplicativos móveis e VoIP), o Facebook agora é uma plataforma multimídia que oferece um leque de ferramentas de comunicação, como mensagens, mensagens instantâneas e mensagens de voz.

Trabalhando simultaneamente com operadoras de telefonia móvel, o Facebook descobriu uma forma de utilizar as mais recentes inovações do setor de telecomunicações, como o VoIP, para chegar a um novo nível de envolvimento do cliente.

Fonte: TMCNet
Autor: Rachel Ramsey

Leave a Reply