Solução promete ajudar operadoras na gestão de redes celular e Wi Fi

Nokia LogoA Nokia Siemens Network anuncia ampliação do Smart WiFi com dois novos componentes: WiFi Service e WiFi Activation Manager. A intenção é fornecer as capacidades de orientação de tráfego entre o celular e as redes WiFi mais abrangentes.

De acordo com o estudo de Aquisição e Retenção 2013, realizado pela empresa, o acesso às operadoras WiFi vem aumentando 35% ao ano, com a maioria das conexões feitas por smartphones. 47% dos entrevistados acreditam que as operadoras devem oferecer excelente qualidade de rede, mesmo que cobrem um preço mais alto por isso. O resultado é a necessidade de adaptação à demanda crescente.

Com as novas capacidades do Smart WiFi e arquitetura flexível prometem alavancar a implementação precoce de ANDSF (Access Network Discovery and Selection Function), trazendo suporte de software em smartphones e dispositivos.

Os novos recursos suportam IT-based HotSpot 2.0 ANQP (Access Network Query Protocol) e permitem que os dispositivos selecionem o ponto de acesso WiFi para a melhor qualidade de banda larga móvel, toda vez que a operadora decidir orientar os assinantes a utilizarem a rede sem fio.

“Direcionar o tráfego para WiFi é o primeiro passo para ajudar as operadoras móveis a lidarem com o congestionamento“, afirma Randy Cox, diretor de gerenciamento de produtos Small Cells da Nokia Siemens Networks. “Com as novas capacidades de orientação de tráfego, ao usar redes WiFi em locais fechados, as operadoras podem oferecer uma experiência superior com custo eficaz e aumentar o desempenho da rede em até sete vezes”.

Femtocells

A empresa também lança o ‘FAPr-hsp 5120 Femtocell Access Point’ (FAP), novo ponto de acesso 3G Femtocell para conectividade em áreas residenciais, o que promete melhorar a conectividade e experiência.>

O ponto de acesso HSPA+ conecta-se a um gateway Femtocell Nokia Siemens Networks implantado em uma operadora via o link banda larga do usuário, como uma conexão de cabo ou DSL. O FAP se encaixa através de um slot de fácil entrega por correio, é simples de ser instalado pelos consumidores e expande a localização e o reconhecimento de presença, e a qualidade do sinal promete aumentar a duração da bateria dos smartphones.

Fonte: IPNews

Leave a Reply